Persistir

O primeiro passo

Ariane Lobo

12/17/20241 min read

Esse texto não é sobre coragem, mas é sobre não desistir...

Essa foto foi tirada às 23:31hs... eu estava indo pro meu último atendimento online da noite, após um dia de trabalho laboral de 8 horas no Burguer King (pois é, não deu tempo nem de tirar o uniforme).

Não foi tão difícil ter coragem de vir pra cá, nós nos planejamos bem, financeiramente e psicologicamente. Bastou projetar, organizar e pronto, compramos passagens, organizamos documentos e estávamos aqui.

E foi a partir desse momento que surgiu a necessidade de algo mais do que coragem. Foi a garra de não desistir, de olhar pra tudo o que construímos no Brasil e ver que o sentido de alguma forma se perdeu.

Foi necessário reencontrar-se outra vez, redescobrir habilidades, despir-se do prestígio, da relevância, da influência, estar nu em meio a uma multidão de desconhecidos.

Esse texto é sobre persistência, é saber lidar com um preconceito velado que vira e mexe aparece em uns olhos ou outros, é saber lidar com o incerto e com a distância de tudo aquilo que lhe era pertencimento.

É acima de tudo não desistir, pra que lá na frente, em alguma esquina, esse novo ser, reconstruído e desnudo, possa se olhar frente a frente, se orgulhar do processo e se reconhecer pertencente novamente ao um novo lugar.

(Esse texto foi escrito em fevereiro de 2022, faziam 6 meses que estava morando em Portugal e trabalhar 100% com a psicologia ainda era algo incerto, OBRIGADA UNIVERSO, por tudo que me levou a não desistir)!